Escolha uma Página

Psicoterapia

Atendimentos

PSICOTERAPIA

Em um espaço de confiança, a psicoterapia possibilita o aprofundamento de questões íntimas, internas e inconscientes do indivíduo.

De forma profissional, cuidadosa e delicada, conseguimos enxergar e clarear pontos cruciais do universo pessoal que, quando não abordados, podem acarretar em angústias e ansiedade, o que impacta a rotina e  as ações em  sua vida.

O processo psicoterapêutico foca o conhecimento sobre si mesmo. É um processo de ampliação da consciência no qual se expande o discernimento entre valores, desejos, condicionamentos e escolhas feitas ou a serem feitas. Trabalhamos com o objetivo de alcançar harmonia e alegria interna, para vivenciar relacionamentos mais equânimes e desfrutar de saúde, felicidade e prosperidade.

Como psicoterapeutas podemos trabalhar com diferentes abordagens, desta forma é possível adaptar a cada perfil a linguagem que melhor se adequa à necessidade do indivíduo ou do momento vivenciado. Um exemplo é a atuação com exercícios corporais e processos psicofísicos, que proporcionam a integração física, emocional, mental e espiritual.

Na psicoterapia podemos entender o quê, o porquê e, o mais importante, como lidar com as situações que vivenciamos.

Veja qual psicoterapia seria mais adequada para você no momento.

Psicoterapia Individual

Na psicoterapia individual serão apenas você e o psicoterapeuta.

Um mergulho sobre si mesmo, para retomar, encontrar ou descobrir a sua essência. Um espaço para confiar e se apropriar das tomadas de decisões que competem apenas a você.

Aqui você tem a possibilidade de juntar as partes que o(a) compõem e se alinhar para seguir o seu caminho, construindo o que for melhor para você e para a sua vida.

Esta modalidade permite o atendimento on-line, por meio de ferramenta adequada que garante o sigilo da sessão.

Terapia de Casal

Na terapia de casal o atendimento é feito com as duas partes (casal), de forma simultânea. O foco é a relação entre os dois e o objetivo é criar um espaço de diálogo onde uma terceira pessoa, de fora e profissional, possa mediar conflitos e diferentes pontos de vista. A dinâmica conjugal pode estar abalada por desacordos em relação às tarefas domésticas, disposição de bens, questões sexuais, criação dos filhos e outros desequilíbrios que prejudicam a compreensão mútua. Nestes casos, a terapia surge como um recurso para encontrar um eixo entre as necessidades e expectativas de cada um.

Terapia de Família

Os vínculos familiares são os primeiros a se constituir, e são considerados como bases para as demais relações, sejam afetivas, sociais ou profissionais. É na família que aprendemos a dialogar, negociar, nos posicionar e expressar sentimentos. Além de respeitar as sensações alheias, tolerar e respeitar posturas diferentes das nossas, e também compreender o papel e a responsabilidade de cada um para o bom funcionamento do todo. Essas são práticas que possibilitam à família construir um rico espaço de experimentação e diálogos em relações seguras.

Onde imperam os conflitos e desencontros, perdem-se oportunidades de crescimento pessoal e construção de laços de apoio que auxiliam no enfrentamento e resiliência diante da vida.

Na psicoterapia de família o foco do trabalho é a convivência mútua e o objetivo é harmonizar as relações entre os familiares, buscando vínculos positivos que auxiliam a enfrentar as adversidades individuais.

Terapia em Grupo

Na terapia em grupo o objetivo é o autoconhecimento. No entanto, a proposta é que seja a partir de uma perspectiva das relações, ou seja, na interação com outras pessoas. Um contrato é firmado entre a psicoterapeuta e os participantes do grupo a fim de garantir as condições necessárias que serão a base para se construir um ambiente seguro e saudável.

Em um ambiente confiável é possível escutar ativamente, ouvir sem julgar e oferecer apoio, isto é, construir relações que propiciem liberdade de expressão e intimidade, desenvolver a tolerância e a capacidade em dar suporte à questão alheia, assim como em receber esse suporte.

A convivência em um grupo saudável, no qual a base é a confiança, auxilia no processo de desinibição e timidez, aumenta a desenvoltura para falar de si mesmo com naturalidade, e permite, com profundidade, a troca de histórias, aprendizados e superação. Tal convivência desenvolve habilidades sociais as quais poderão ser reaplicadas em outros relacionamentos seja com amigos, no trabalho e com a família.

Márcia Gouvêa Lousada

Psicoterapeuta - Atendimento especializado: Individual, Casal e Família

55 (11) 98121-7442

marciaglousada@gmail.com

Rua Desembargador do Vale, 919